Maple Bear

/

fev 05, 2025

Além do ensino

AUTOR

Maple Bear Brasil

ASSUNTO

Educação

TEMPO DE LEITURA

5 min

COMPARTILHE

Na Maple Bear, as salas de aula são pensadas para estimular os alunos a desenvolverem habilidades cruciais para seu crescimento

Sabemos que uma das maiores preocupações dos pais é que seus filhos tenham acesso a uma escola que possua um material didático e a um plano pedagógico de qualidade. Afinal, é no espaço escolar que muitas crianças e adolescentes vão passar grande parte do seu dia e desenvolver habilidades importantíssimas para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Mas você já parou para pensar na importância das salas de aula nesse processo? Na Maple Bear, esses locais foram criados para serem ambientes acolhedores e dinâmicos, que estimulam o desenvolvimento dos estudantes.

Nada é por acaso nas salas de aula da Maple Bear. Dos mobiliários aos materiais, tudo tem como propósito estimular a independência e a autonomia dos alunos, além de engajá-los para se envolverem nas atividades. Na Maple Bear, os alunos sentem que pertencem ao ambiente escolar. E, uma das formas que faz com que isso aconteça, é oferecer salas de aula dinâmicas, onde paredes brancas, que dão início a volta às aulas, são preenchidas com cores, histórias, descobertas e até com a carinha dos próprios estudantes, o que transforma o ambiente. “Os alunos vão marcando os espaços e as salas de aula vão mudando, permitindo que eles tenham um sentimento de pertencimento e conquista”, explica Elise Dessoti, coordenadora acadêmica de currículo.

Outro ponto positivo é que para estimular a interação e a proximidade entre professores e alunos, a Maple Bear foge das tradicionais mesas e cadeiras enfileiradas e aposta em um formato meia lua, na qual o professor fica no centro, com as crianças em sua volta. “A ideia é que os alunos se movimentem nesses espaços. Na  educação infantil, por exemplo, temos um momento chamado de free play, no qual eles podem explorar a sala, brincar, ler um livro”, conta a coordenadora. 

As mais diferentes atividades são exploradas nas salas de aula. No infantil, por exemplo, há os espaços chamados de learning centers, no qual os alunos são encorajados a estudar em propostas variadas. Há momentos de dança, leitura de histórias e até mesmo um snack time. Tudo isso dentro do espaço de aula.

No nursery, as paredes ganham ainda mais vida, com uma série de indicações pedagógicas e lúdicas para as crianças. Dentro das salas de aula também há o calm spot, um espaço seguro para os alunos frequentarem quando estão se sentindo mais ansiosos ou muito estimulados, por exemplo. Nesse local, eles podem se deitar e relaxar até ficarem prontos para voltarem à rotina. 

Com toda essa estrutura, os alunos se sentem mais engajados em pertencer ao ambiente e estimulados a estudar mais. Tudo isso é pensado para melhorar cada vez mais o desempenho e aproveitamento desses estudantes.