Maple Bear

/

fev 12, 2025

Como é o ensino de português da Maple Bear?

AUTOR

Maple Bear Brasil

ASSUNTO

Educação Bilíngue

TEMPO DE LEITURA

5 min

COMPARTILHE

Na Maple Bear, a educação canadense e as diretrizes brasileiras orientam juntas o ensino da língua portuguesa 

O ensino da língua portuguesa na Maple Bear começa junto com a alfabetização, em um processo que se inicia durante o Senior Kindergarten (etapa em que as crianças possuem cerca de cinco anos de idade) e se consolida entre os anos Year 1 e 2, que equivalem à primeira e segunda séries do Ensino Fundamental. 

O currículo de Português da Maple Bear busca tornar o aluno mais independente e autônomo tanto na leitura e escrita quanto na comunicação oral. E, como as línguas inglesa e portuguesa possuem o mesmo alfabeto, a Maple Bear utiliza estratégias desenvolvidas pelas províncias canadenses também nas aulas de Português. Um exemplo disso é a publicação A Guide to Effective Instruction in Writing (ou Um Guia para o Ensino Eficaz da Escrita), utilizada pelas províncias de Ontario e Saskatchewan. Naturalmente, a Maple Bear segue também as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação no ensino do Português. Além disso, expectativas de aprendizado são estabelecidas para cada série de ensino – e se baseiam tanto na BNCC quanto nos currículos canadenses mencionados. 

Além do currículo, as salas de aula da Maple Bear também desempenham um papel importante no ensino da língua portuguesa, pois contam com ambientes estruturados para facilitar atividades como a de leitura guiada, por exemplo, em que um grupo pequeno de alunos se senta com o professor em uma mesa em formato de meia-lua para trabalho com os estudantes de forma mais personalizada.

Os projetos investigativos e o Português nas séries finais

 

O ensino de Português também conta com os chamados projetos investigativos, um recurso didático usado pela Maple Bear em outras disciplinas. Um exemplo de projeto investigativo ligado à língua portuguesa é o “Escolas como a sua”, em que alunos do Year 1 investigam temas como do que é feita uma escola, como são as escolas em partes diferentes do mundo e o direito das crianças à educação. "Cada projeto investigativo funciona como uma base a partir da qual os alunos realizam atividades de leitura e escrita colaborativas com foco no desenvolvimento de conhecimentos linguísticos e discursivos", explica Suelen Ariane Bueno da Silva, coordenadora acadêmica da área de Linguagens e Humanidades da Maple Bear. 

A partir do Middle Years (que equivalem ao período que vai do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental), a Maple Bear introduz gradualmente, avaliações e exercícios que ajudarão os alunos em sua preparação para o ENEM e os vestibulares. No Ensino Médio, por sua vez, os estudantes têm acesso a uma plataforma que reúne simulados de vestibulares e que é, ao mesmo tempo, conectada à metodologia e às sequências didáticas que os professores já vinham implementando desde anos anteriores.

Fiquei muito feliz de ter sido reconhecida pelo meu trabalho e poder discutir com pessoas de diversos lugares do mundo sobre uma problemática social tão séria do meu país. 

 

Com toda a certeza, ter estudado na Maple me possibilitou uma consciência social e um senso crítico que foram fundamentais para meu processo de pesquisa. Todos os meus professores, do maternal até o Ensino Médio, sempre me encorajaram a desafiar as barreiras da minha própria realidade e olhar para o próximo com cuidado e compaixão. Por meio dos livros e das discussões em sala de aula pude compreender que o mundo é tomado por realidades inaceitáveis que precisam ser estudadas e transformadas. 

Seja no inglês ou no português, sou muito grata a Maple Bear por ter me equipado com todas as ferramentas possíveis para escrever sobre as problemáticas que mais me revoltam. 

No futuro, pretendo não só continuar estudando sobre essas desigualdades, mas também as medidas que podem ser tomadas para transformá-las.