Maple Bear

/

mar 12, 2025

O ENEM e os vestibulares

AUTOR

Maple Bear Brasil

ASSUNTO

Educação

TEMPO DE LEITURA

5 min

COMPARTILHE

Os alunos Maple Bear são preparados de forma sólida e constante para enfrentar com sucesso os desafios impostos pelas mais diversas universidades

Mesmo os pais de alunos ainda pequenos se preocupam se, ao final dos estudos, o seu filho estará suficientemente bem preparado para se sair bem no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e disputar uma vaga nas melhores e mais concorridas universidades brasileiras. Para os alunos matriculados na Maple Bear, a resposta é sim, e um exemplo que ilustra bem esta questão é a própria redação do ENEM.

Desde bem antes do Ensino Médio, o aluno Maple Bear é exposto em sala de aula a uma série de questões culturais, políticas e econômicas. Além disso, a educação canadense da escola tem como algumas das suas disciplinas ciências ambientais, ciências políticas, problemas globais e mídia criativa, por exemplo. Quando juntamos a essas experiências, a habilidade de estruturar textos bem elaborados que buscam soluções para os problemas apresentados, algo intensamente trabalhado na Maple Bear, tem-se uma receita para o sucesso. “O aluno Maple Bear já está sendo preparado para a redação do ENEM desde pequeno. O que a escola faz do começo do Ensino Médio para frente é moldar as habilidades que este aluno já vinha adquirindo por meio de atividades em torno de estilos literários e gêneros narrativos, por exemplo. No fim, os alunos Maple Bear conseguem atingir pontuações bastante altas na redação do ENEM sem muito esforço”, explica Écia Maria Rubini Sales, coordenadora pedagógica da Maple Bear Brasil. E o mesmo vale para a outra parte do ENEM, ou seja, as questões – que tendem a ser multidisciplinares e a exigir interpretação de texto e pensamento crítico, ambos fatores centrais na filosofia de ensino da Maple Bear.

As três avenidas de possibilidades

A Maple Bear tem como missão oferecer aos seus alunos do Ensino Médio uma educação capaz de equilibrar três necessidades: o preparo para a vida, o preparo para o ENEM e os vestibulares e o preparo para estudar em universidades estrangeiras.

Para que os alunos decidam o seu futuro com mais tranquilidade e consciência, a Maple Bear conta com um serviço de counseling que ajuda o aluno a encontrar a sua vocação e a enxergar as suas diferentes possibilidades. Além disso, cabe também ao counselor de cada unidade escolar orientar os alunos que desejam estudar no exterior na escolha da universidade e do país para onde irão e também na elaboração das applications,que funcionam como um processo seletivo em muitas universidades no exterior, por exemplo.

O conteúdo programático

Os alunos da Maple Bear aprendem todo o conteúdo do Ensino Médio em um período que dura cerca de dois anos e meio. Nos seis meses restantes, é feita uma revisão geral cujo grande foco é o ENEM e os vestibulares.

A escola conta com uma plataforma eletrônica que, ao final de cada assunto ou capítulo trabalhado pelos alunos, elabora uma espécie de prova – os chamados Bear Checks – com quatro ou cinco questões à maneira de um vestibular, ou seja, com perguntas de múltipla escolha. No final de períodos que podem ser bimestrais ou trimestrais, há os Bear Quizzes – questões retiradas do banco de perguntas de vestibulares da plataforma de acordo com o tema escolhido. Além disso, a plataforma indica ao aluno o que precisa ser mais estudado a depender da área do conhecimento, carreira e universidade escolhidas.

A Maple Bear também realiza simulados voltados principalmente para o ENEM. Esses simulados são anuais durante a primeira e segunda série do Ensino Médio e, na terceira série, eles ocorrem três vezes por ano.

 Alunos se formam com duplo diploma na Maple Bear 

Os alunos que concluem o High School da Maple Bear recebem o chamado dual diploma, ou seja, um diploma duplo que tem validade tanto no Brasil quanto no Canadá – o que, consequentemente, abre muitas portas em termos de oportunidades de estudo superior não só em instituições canadenses, mas também em diversos países. O dual diploma é fruto de uma parceria da Maple Bear com a província canadense de New Brunswick, e a sua obtenção exige que os alunos cumpram todos os requisitos mínimos tanto da legislação canadense quanto da brasileira (incluindo aquela referente ao Novo Ensino Médio). Símbolo desta junção do melhor dos dois sistemas educacionais, e da aquisição de inúmeras habilidades ao longo da jornada escolar, o dual diploma da Maple Bear se traduz em uma vantagem competitiva não só no mercado de trabalho, mas no próprio enfrentamento dos desafios do século XXI.