Maple Bear

/

abr 02, 2025

O futuro da educação

AUTOR

Maple Bear Brasil

ASSUNTO

Educação

TEMPO DE LEITURA

5 min

COMPARTILHE

Por Roger Spitz, Presidente do DisruptiveFutures Institute/President of Disruptive Futures Institute, San Francisco

Assim como o futuro não é mais uma continuação linear do passado, a educação também deve ser reestruturada no contexto de nosso mundo complexo e acelerado.

Para preparar o futuro da humanidade para paradigmas novos e emergentes nos ajudarão a permanecer relevantes. Este novo sistema poderá até mesmo nos ajudar humanos para melhorar ainda mais em suas áreas de força, nas quais as máquinas são hoje menos eficazes, incluindo inovação, resolução de problemas críticos, influência social e inteligência emocional.

Aprimorar essas habilidades orientadas ao ser humano se tornará cada vez mais valioso para nosso complexo ambiente em tempos de ruptura. O mundo continua em constante mudança.

E isso acontece também conosco e com quem deseja aprender. Por isso, temos de nos reinventar. Confira aqui os maiores benefícios de nossa transformação global:

- Perspectivas abrangentes para incutir nos alunos. Isto inclui derrubar limites para enfatizar a incerteza, o alcance em vez de (e além disso) a especialização, e experimentação criativa. Estas perspectivas também implicam na alfabetização futura, que permite pensar a longo prazo e em sistemas para nossos futuros complexos e incertos.

- Repensando as habilidades específicas que os novos alunos precisam. Habilidades sociais humanas, tecnologia fluência, narração de histórias, coragem, motivação interna, curiosidade e pensamento crítico são áreas-chave nas quais os novos alunos devem se concentrar.

- Modelos mentais práticos. Compreender o mundo montando e alavancando estruturas e modelos mentais relevantes podem ser altamente impactantes. Pensamento probabilístico, abstração, hábitos úteis, modelos de iceberg e metacognição são conceitos críticos para alunos para entender.

- Novos métodos de aprendizagem. Fazer e ensinar é uma ótima maneira de aprender. Ao analisar a forma de ensinar, isso ajudará a nos tornarmos melhores alunos (e professores). Com isso, cria-se um aprendizado ativo a partir de estilos de vida e com focaliza em nosso tempo. Dessa forma, os alunos podem ter a experiência de vidas mais impactantes, enquanto são imersos constantemente na mentalidade educacional.

Ao aprender a "aprender, desaprender e reaprender", podemos ajudar todos

os alunos, inclusive os adultos, a permanecer relevantes ao longo de suas vidas. Mais importante ainda, precisamos formar um novo relacionamento com fracasso, que anda de mãos dadas com a criatividade

A melhor maneira de prever o futuro é criálo. Ao abraçar a educação colaborativa, experimental, experiencial e personalizada, podemos ajudar a preparar a humanidade para o futuro.

Inteligência Artificial (IA) e realidade virtual (VR) estão se combinando para inaugurar uma nova era de educação experiencial nas quais as aulas são personalizadas e os alunos são valorizados individualmente. Ao emular, ao máximo, estratégias de sucesso de todo o mundo, podemos nos adaptar e ajudar a impulsionar uma ruptura em um mundo tão complexo.

Ao aprender a "aprender, desaprender e reaprender", podemos ajudar todos os alunos, inclusive os adultos, a permanecer relevantes ao longo de suas vidas. Mais importante ainda, precisamos formar um novo relacionamento com fracasso, que anda de mãos dadas com a criatividade.

DISRUPTIVE FUTURES INSTITUTE

Como a única plataforma de educação global que ensina a prosperar na corrupção, o Futures Institute é um Think Tank que oferece educação, pesquisa e liderança de pensamento para indivíduos e organizações, na adaptação ao nosso mundo cada vez mais complexo e incerto. O Disruptive Futures Institute é uma referência mundial para a compreensão da ruptura.

Com sede em São Francisco, o Disruptive Futures Institute ajuda a entender, antecipar e navegar em tempos de disrupção, assim como conduzir e prosperar nesse período. Ao aproveitar nossos recursos práticos e estruturas proprietárias, você será capaz de desenvolver estratégias disruptivas para liderar neste mun-

do complexo e imprevisível.

Roger Spitz - Bio

Sediado em São Francisco, Roger Spitz é presidente da Techistential (Foresight Strategy & Futures Intelligence) e presidente do Disruptive Futures Institute e membro d conselho da Techistential. A prática de governança e previsão do investidor trabalha com líderes e suas organizações em todo o mundo para capitalizar a ruptura como um trampolim para a criação de valor sustentável. Roger tem assento em vários conselhos consultivos de empresas, especialmente em fundos de capital de risco, reuniões de clima e instituições acadêmicas no mundo inteiro.